Com a chegada do primeiro frio mais intenso de 2024, ao menos oito capitais brasileiras devem registrar a menor temperatura do ano nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, os efeitos da frente fria já começaram a ser sentidos nesta quarta-feira (17) no Sul e devem se estender para o Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana.
A massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Curitiba, por exemplo, os termômetros devem registrar mínimas de 10°C. Nos últimos dias, as mínimas vinham ficando na casa dos 17°C. Já em Porto Alegre, onde os termômetros chegaram a marcar 23°C de mínima na terça-feira (16), a queda pode ser de mais de 10 graus.
A frente fria também traz previsão de geada na região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná, na quinta (18) e sexta-feira (19).
A frente fria se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um ciclone extratropical, e já provocou chuvas na região Sul. O sistema avança em direção ao Sudeste e deve causar chuvas no estado de São Paulo, com risco de transtornos no litoral, e no Rio de Janeiro, com queda nas temperaturas.
Apesar de contribuir para a manutenção das baixas temperaturas, o ciclone não deve avançar para o Brasil, ficando próximo à costa da Argentina. O ar frio deve se manter entre o Paraguai e a região Sul do Brasil.
No Sudeste e Centro-Oeste, os efeitos da massa de ar frio devem ser sentidos com o avanço gradual da frente fria pelo interior do país. Em São Paulo, a queda da temperatura está prevista entre quinta (18) e sábado (20), assim como no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No Espírito Santo, a ligeira queda da temperatura está prevista entre sexta (19) e sábado (20).
Em Mato Grosso do Sul, o frio intenso atua entre quarta (17) e sexta-feira (19), enquanto em Mato Grosso e Goiás, a queda de temperatura será mais suave, entre quarta (17) e sexta (19) e entre quinta (18) e sábado (20), respectivamente. No Distrito Federal, a queda na temperatura está prevista entre sexta (19) e sábado (20).