Na última quarta-feira, dia 24, representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari marcaram presença no “1º Fórum das Cidades Acessíveis”. O evento, que teve lugar no município de São Carlos, reuniu autoridades de diversos municípios paulistas para discutir políticas e aprimoramentos na estrutura física das cidades visando a acessibilidade.
Promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) do Governo do Estado de São Paulo, o fórum inaugural destacou a importância de políticas públicas que promovam a inclusão e acessibilidade. Especialistas enfatizaram que a melhoria da estrutura física das cidades pode ser alcançada através de medidas como a ampliação de calçadas regulares e a instalação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos acessíveis, a expansão de calçadas com rampas de acesso conectadas às faixas de pedestres, e a adaptação de semáforos inteligentes para pessoas com deficiência.
Luciléia Marchioreto, secretária da Pessoa com Deficiência de Capivari, destacou a importância do evento, explicando que “a promoção da acessibilidade significa garantir às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, transporte, informação e comunicação, além de outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum”.
O fórum contou com a presença de autoridades regionais e representantes de todo o Estado de São Paulo, reunidos para debater e buscar soluções que tornem as cidades mais inclusivas e acessíveis para todos.
Para mais informações sobre as políticas e serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari, o público pode visitar as dependências do Ganha Tempo Municipal, localizado na rua Tiradentes, 283, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.