Nesta terça-feira (30), Piracicaba (SP) registrou a primeira onda de calor desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou o monitoramento da cidade em 2006. Nos últimos cinco dias consecutivos de abril, o município viu as temperaturas ultrapassarem os 33ºC, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Essa marca é significativamente superior à temperatura média para o mês, que historicamente tem sido de 28ºC, de acordo com registros do Inmet.
De acordo com o Inmet, para que seja oficialmente considerada uma onda de calor, o município deve vivenciar cinco dias consecutivos com temperaturas que excedam em 5ºC a marca prevista para o mês.
O alerta de perigo potencial para onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, destaca o risco à saúde devido às previsões de temperaturas 5ºC acima da média durante um período de 3 a 5 dias. O comunicado, divulgado às 10h45 desta terça-feira (30), tem validade até às 20h desta quinta-feira (2). Os termômetros podem registrar mínimas de 21ºC e máximas de 36ºC nos próximos dias.
A onda de calor também pode resultar em uma queda na umidade relativa do ar. Em face dessas condições climáticas extremas, os moradores da região são aconselhados a seguir algumas orientações, tais como: beber bastante líquido, evitar atividades físicas extenuantes durante as horas mais secas, evitar exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia, utilizar umidificadores de ar, hidratar a pele e evitar banhos muito quentes para prevenir o ressecamento cutâneo.
Previsão do tempo:
- Terça-feira (30): Mínima de 21ºC e máxima de 35ºC. Sol com aumento de nuvens pela manhã, com previsão de 5 milímetros de chuva.
- Quarta-feira (1º): Mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Sem previsão de chuva.
- Quinta-feira (2): Mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Sol com aumento de nuvens ao longo do dia.