No último sábado, dia 18, Piracicaba (SP) alcançou um marco significativo ao completar um mês sem registro de chuvas, conforme dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp). Além disso, a região tem experimentado temperaturas acima da média, uma condição que se projeta para persistir ao longo do inverno. Especialistas analisam o fenômeno e suas possíveis consequências.
De acordo com o Saisp, a última precipitação registrada no ponto de medição da Rua do Porto foi em 18 de abril, totalizando apenas 0,8 milímetros, uma quantidade já considerada baixa. Antes disso, em 17 de abril, foram contabilizados 23 milímetros.
Bruno Bainy, especialista do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), alerta que as chuvas abaixo da média podem acarretar prejuízos tanto para a agricultura quanto para o conforto das pessoas. “As chuvas nessa época do ano estão associadas às frentes frias, então também proporcionam a entrada de um ar mais frio. E isso a gente não tem percebido muito”, complementa.
No entanto, Bainy prevê mudanças para a região a partir da próxima sexta-feira (24), com previsão de chuvas e queda nas temperaturas. “A última semana de maio, até o final do mês e começo de junho, a gente deve ter um cenário bem diferente. […] A gente tem expectativa de chuvas bem distribuídas, podemos ter acumulados expressivos na sexta-feira, e é acompanhado também de queda nas temperaturas”, explica.
Além da escassez de chuvas, a região de Piracicaba tem enfrentado um calor acima do esperado desde o início do ano, contribuindo para a sensação de tempo seco, conforme Angelica Prela Pantano, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC). “Essa condição deverá ser mantida durante todo o inverno e, por enquanto, não temos previsão de quedas de temperaturas acentuadas, repetindo a condição registrada no inverno de 2023. O inverno tende a ser seco (dentro da normalidade) com temperaturas consideradas altas para o período”, analisa.
Apesar das altas temperaturas, os especialistas ressaltam que não estão descartadas as possibilidades de episódios de frio causados por frentes frias, previstas para ocorrerem de junho a agosto.
Previsão do Tempo:
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo da semana as temperaturas máximas devem se manter acima dos 30ºC, com exceção da sexta-feira (24), que apresenta possibilidade de chuva. Confira os detalhes abaixo:
- Segunda-feira (20): Mínima de 18ºC e máxima de 31ºC. Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada à tarde.
- Terça-feira (21): Mínima de 16ºC e máxima de 32ºC. Muitas nuvens.
- Quarta-feira (22): Mínima de 17ºC e máxima de 33ºC. Poucas nuvens.
- Quinta-feira (23): Mínima de 18ºC e máxima de 32ºC. Poucas nuvens.
- Sexta-feira (24): Mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. Muitas nuvens com chuva isolada.