A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma operação em Campinas (SP) contra desvios de valores previdenciários. Segundo a investigação, o valor das fraudes chega a R$ 67 mil. A ação recebeu o nome de “Cash Way”, que significa, na tradução do inglês, “caminho do dinheiro”, em alusão ao método de investigação que chegou ao grupo suspeito.
No total, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas em três bairros da metrópole: Satélite Iris, Jardim Novo Campos Elíseos e Jardim Planalto de Viracopos. A corporação encontrou celulares, outros dispositivos eletrônicos e documentos físicos.
De acordo com a PF, a investigação em julho de 2023 após o registro de um boletim de ocorrência em Araguatins (TO), que relatava supostas fraudes por meio de invasão do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que resultaram em pagamento irregular do benefício previdenciário.
A Polícia Federal informou que quem tinha direito ao benefício foi surpreendido com a transferência do pagamento para Campinas. A partir disso, a corporação iniciou a investigação e, por meio do rastreamento de pagamentos e operações de depósito, identificou duas mulheres investigadas e várias outras pessoas que foram favorecidas.
A operação realizada nesta quinta tem o objetivo de aprofundar as apurações e identificar a responsabilidade de cada investigado.