O Brasil alcançou um marco significativo no setor de turismo ao entrar para o ranking dos maiores mercados de viagens do mundo, ocupando a 15ª posição na lista de 2023, conforme a pesquisa Global Travel Market Report 2024, da empresa norte-americana Phocuswright. Este é o primeiro ano que o país figura na lista, desbancando a Escandinávia, que ocupou a 15ª posição em 2022. Na América Latina, o Brasil e o México, que ocupa o 11º lugar, foram os destaques.
De acordo com dados divulgados na terça-feira (13) pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Brasil espera receber 6,6 milhões de turistas estrangeiros até o final de 2024, o que representaria um aumento de 11,8% em relação ao ano passado. Em 2023, o país recebeu 5,9 milhões de turistas, marcando um crescimento de 62,7% em relação a 2022. As despesas dos turistas estrangeiros chegaram a R$ 34,5 bilhões, superando o recorde anterior de 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou em nota que os dados de 2024 indicam um horizonte promissor para o setor: “O aumento significativo no número de visitantes e nas despesas é um sinal positivo para o turismo brasileiro.”
O ranking global ainda revelou que os Estados Unidos permanecem como o maior mercado de viagens do mundo, seguidos pela China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. Estes últimos arrecadaram US$ 44 bilhões (R$ 240 milhões) em 2023, representando mais da metade do mercado de viagens do Oriente Médio. A Rússia, que caiu cinco posições devido ao impacto da guerra com a Ucrânia, ficou em 14º lugar, com uma receita turística de US$ 27 bilhões (R$ 147 milhões), uma queda de 25% em comparação com 2019.
Na Europa, cinco mercados se destacaram devido à valorização do euro. Espanha liderou com um crescimento de 40% no mercado, seguida pela Itália, Alemanha, Reino Unido e França.