Na última sexta-feira, 30 de agosto, o Centro Cultural Alan de Lima Palma, localizado no bairro Estação em Capivari (SP), foi palco da abertura da “3ª Exposição Comemorativa de Aniversário de Tarsila do Amaral”. O evento, que atraiu muitas escolas, personalidades da região e o público em geral, foi um sucesso absoluto, seguindo a tradição dos anos anteriores.
A mostra, que já se consolidou como um evento cultural anual na cidade natal da artista, ficará aberta ao público até o dia 18 de outubro. O Centro Cultural receberá visitantes de terça a sábado, das 10h às 16h, com entrada gratuita.
Com curadoria de AndrezZa Kniff e organização do Museu do Artista em parceria com a Secretaria de Cultura, a exposição reúne 19 artistas de diversas regiões do Brasil. Entre os destaques estão obras de releituras, retratos, abstratos, figurativos, fotografia e esculturas. Entre os participantes, o brasiliense Rafael Chaves apresenta um retrato histórico e duas releituras de suas principais criações, representando o movimento Antropofágico. O baiano Riciere Teixeira exibe “Tupy or not Tupy”, um retrato de Oswald de Andrade, pioneiro da vanguarda modernista ao lado de Tarsila do Amaral. A carioca Cristiane Maschietto contribui com suas belíssimas releituras, incluindo “O Pescador”.
A curadora AndrezZa Kniff destacou a importância do evento: “Temos orgulho de honrar e celebrar Tarsila do Amaral, figura emblemática do modernismo brasileiro do século XX. Nosso objetivo é valorizar e conectar o público à sua obra, democratizar o acesso à arte e ao conhecimento. Tarsila do Amaral continua encantando e influenciando gerações, e assim está perpetuada.”
Artistas Participantes 2024
- Acácio Pereira
- Adina Worcman
- Alisson Lessa
- Cristiane Maschietto
- Dilson Cavalcanti
- João Bosco
- Kniff
- Maria Cristina Barros
- Marinilda Boulay
- Mário Gravem Borges
- Marta Hanschkow
- Paulo Dud
- Rafael Chaves
- Renata Leal
- Riciere Teixeira
- Silvia Maia
- Sônia Trabulsi
- Taïs Del Cistia
- Vanessa Hojaij