Um estudo recente realizado pelo Instituto Ipsos e encomendado pelo Nubank Ultravioleta revelou que os brasileiros dedicam cerca de 3,6 anos de suas vidas ao uso de celulares. Este tempo representa aproximadamente 6% de todo o tempo livre disponível ao longo da vida de uma pessoa, conforme o levantamento.
O estudo destaca que o tempo gasto em frente a telas — incluindo celulares, televisão e jogos eletrônicos — totaliza 12% da vida adulta, equivalente a cerca de 7 anos. Em comparação, o tempo dedicado exclusivamente à televisão e ao rádio representa 2,9 anos, ou 5% do tempo livre.
A pesquisa também revelou diferenças entre gêneros no uso do celular: mulheres gastam 6,4% do seu tempo livre com o aparelho, enquanto os homens dedicam 5,9%. Por outro lado, atividades consideradas de autocuidado e lazer são menos frequentes. A prática de esportes ocupa apenas 4% do tempo livre dos brasileiros, equivalente a 2,2 anos, enquanto atividades ao ar livre somam apenas 2% do tempo livre, totalizando 1 ano. Descanso e ócio representam 4% do tempo, ou 2,3 anos, e atividades religiosas ocupam 2%, totalizando 1,2 anos. A participação em eventos é a menor categoria, com apenas 1%, ou 0,8 anos.
O estudo indica que o autocuidado não é uma prioridade significativa para os brasileiros durante seu tempo livre. Quando questionados sobre como utilizariam mais tempo livre, 41,7% dos participantes afirmaram que prefeririam viajar, 36% optariam por dormir, 27,2% assistiriam TV, e 26% dedicariam o tempo a esportes e exercícios. Descanso e ócio foram mencionados por 23,4% dos participantes.
Além disso, 43% dos brasileiros preferem passar seu tempo livre com a família, 35% com amigos, e 22% sozinhos.
A pesquisa foi conduzida através de 1.500 entrevistas, realizadas online e presencialmente, com homens e mulheres acima de 18 anos, representando todas as classes sociais e regiões do Brasil. O estudo incluiu 30 atividades cotidianas, classificadas entre “tempo livre” e “tempo ocupado”, e calculou o tempo médio diário gasto em cada atividade.
O levantamento faz parte de uma nova campanha do Nubank, que visa destacar a importância de administrar bem o tempo livre ao longo da vida. “Sabemos que o tempo, hoje em dia, é cada vez mais raro e valioso e queremos ajudar os clientes a terem mais tempo livre para o que realmente importa”, afirmou Livia Chanes, CEO do Nubank.