Um novo estudo aponta que quem treina apenas nos finais de semana pode ter os mesmos benefícios de saúde que aqueles que se exercitam mais dias da semana, protegendo-se do risco de desenvolver até 264 doenças.
Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, publicaram suas descobertas na revista Circulation. O estudo analisou dados de 89.573 participantes do UK Biobank, que usaram acelerômetros para medir suas atividades físicas. Os resultados mostram que tanto os “atletas de fim de semana” quanto os que se exercitam regularmente apresentam riscos significativamente menores de desenvolver doenças, especialmente condições cardiometabólicas, como hipertensão e diabetes.
Os pesquisadores categorizam os participantes em três grupos: “guerreiro de fim de semana”, “regular” e “inativo”. A pesquisa revelou que a prática de exercícios apenas aos fins de semana pode reduzir riscos de doenças de forma equivalente aos treinos distribuídos ao longo da semana.
Shaan Khurshid, coautor do estudo, enfatizou a importância da atividade física para a saúde geral e sugeriu que intervenções futuras poderiam encorajar mais pessoas a se exercitarem de acordo com suas rotinas.
LEIA TAMBÉM: