A cidade de Capivari foi selecionada em um chamamento público da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, garantindo recursos para o restauro da Casa do Barão de Almeida Lima, conhecida como “Casarão do Lembo”. O projeto visa transformar o imóvel histórico em um Centro Cultural de referência na região.
Capivari obteve a quarta melhor nota entre as 36 cidades que se inscreveram, com uma pontuação de 8,93. Apenas dez cidades foram contempladas, e a aprovação foi resultado do trabalho da equipe da Secretaria de Projetos e Convênios da Prefeitura.
Assim que finalizado, o Casarão, que no século 19 recebeu o Imperador Dom Pedro II, contará com salas para feiras, exposições, uma biblioteca, espaços de leitura e cafés. Felipe Rusignelli, secretário de Projetos, destacou que o projeto cultural inclui acessibilidade, com áreas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, auditiva e visual.
Construído em 1842 pelo fundador da cidade, Antônio Pires de Almeida Moura, o Casarão foi tombado em 1975, após um processo que começou em 1969. O imóvel, que havia sido repassado ao poder público em 2021, finalmente receberá a recuperação que necessitava.
Para mais informações sobre o projeto, a Secretaria de Projetos está disponível pelo telefone (19) 3492-9303, na Rua XV de Novembro, 639, no Centro – Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.