As chuvas constantes dos últimos dois dias em Piracicaba (SP) têm causado sérios transtornos na cidade, com o aumento do nível das águas do Rio Piracicaba e o acúmulo de resíduos em vários pontos do manancial. A forte precipitação fez com que o lixo arrastado pelas águas ficasse “enroscado” em trechos do rio, prejudicando a limpeza e a visibilidade da água.
Na manhã desta sexta-feira (8), um dos pontos mais afetados foi o trecho da ponte do bairro Monte Alegre, onde capacetes, madeiras, embalagens plásticas e outros tipos de resíduos foram vistos presos à base da estrutura. O acúmulo de lixo é um reflexo do aumento da vazão e do nível do rio, provocados pelas chuvas intensas.
Procurada pela EPTV, afilada da TV Globo, a Prefeitura de Piracicaba informou que está verificando a situação e que ações para mitigar os efeitos da chuva e do lixo na região estão sendo analisadas.
Em relação ao nível das águas, uma medição feita nesta sexta-feira na Ponte do Mirante indicou um estado de atenção, com o rio alcançando 3,62 metros de profundidade. Já no Distrito de Ártemis, a medição apontou um alerta, com 3,37 metros de profundidade. O aumento do nível preocupa autoridades, que seguem monitorando a evolução da situação.
O volume de chuvas e as condições do rio devem continuar sendo acompanhados, uma vez que o clima instável pode trazer mais desafios para a cidade nos próximos dias.