A Universidade de São Paulo (USP) voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking de melhores universidades da América Latina, elaborado pela Times Higher Education (THE). A lista, divulgada nesta terça-feira (12), mostra a USP no topo após seis anos, sendo a última vez em que ocupou essa posição em 2017. Na edição anterior, de 2023, a USP ficou em segundo lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile).
Este ano, a PUC-Chile perdeu três posições e caiu para o quinto lugar, deixando o pódio totalmente dominado por universidades brasileiras. Além da USP, outras instituições do Brasil também tiveram ótimas colocações. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o terceiro lugar, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu para a quarta posição.
O ranking da Times Higher Education é uma das referências mais importantes no mundo acadêmico e leva em consideração critérios como qualidade do ensino, ambiente de pesquisa, influência das publicações científicas, perspectiva internacional e o vínculo com a indústria.
Brasil domina a América Latina no ranking
O Brasil tem se destacado nas edições recentes do ranking, e este ano não foi diferente. Além de ter sete instituições entre as dez melhores da região, o país também é o mais bem representado no TOP 100, com 69 universidades classificadas, um número expressivo que reflete a crescente qualidade das instituições de ensino superior brasileiras.
Segundo Phil Baty, diretor de Assuntos Globais da THE, “as universidades brasileiras continuam se saindo excepcionalmente bem no ranking, o que é fantástico de se ver. É muito bom ver o retorno do Brasil ao primeiro lugar”. Ele destacou que o sucesso do Brasil no ranking é atribuído, em parte, a uma nova métrica de influência em pesquisas, que permitiu ao país evidenciar sua excelência na área de pesquisa científica.
Além da USP, outras universidades brasileiras que se destacaram no ranking incluem a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Chile, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também figuram entre as melhores da América Latina.
Critérios de avaliação do ranking
O ranking da Times Higher Education avalia as universidades com base em cinco critérios principais:
- Ensino: O ambiente de aprendizagem oferecido pela universidade.
- Ambiente de pesquisa: Volume, investimento e reputação das pesquisas realizadas.
- Qualidade de pesquisa: A força, excelência e influência das publicações científicas da instituição.
- Perspectiva internacional: A presença internacional de funcionários, estudantes e pesquisas.
- Indústria: A relação com a indústria, incluindo renda gerada e patentes.
Esses fatores ajudam a classificar as universidades em uma lista global e regional, sendo que, no caso das instituições brasileiras, o destaque para a influência em pesquisa foi um dos fatores que contribuiu para o excelente desempenho das universidades do país.
Com a recuperação do primeiro lugar da USP e o crescimento de outras universidades brasileiras, o Brasil se afirma como uma referência em ensino superior na América Latina, consolidando sua liderança na educação da região.