A região de Piracicaba (SP) está sob alerta amarelo para chuvas intensas nesta quinta-feira (21), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão ocorre após a formação de cavados, sistemas atmosféricos que ajudam a gerar tempestades, e após várias cidades da região terem ultrapassado os 30ºC de temperatura máxima.
Em Piracicaba, a previsão para o feriado aponta temperaturas mínimas de 17ºC e máximas de até 35ºC, com uma umidade relativa do ar de 40%. Na quinta-feira (21), as temperaturas devem variar entre 20ºC e 32ºC, com condições favoráveis à chuva, especialmente no período da tarde e noite.
Formação de cavados pode trazer chuvas e vento forte
O pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, explica que o cavado é uma zona de baixa pressão atmosférica que pode causar chuvas devido ao grande volume de vapor d’água. Embora o termo seja pouco conhecido, os cavados são eventos comuns e ocorrem ao longo de vários meses do ano.
Temperaturas elevadas e sensação térmica intensa
Na terça-feira (19), Piracicaba registrou uma máxima de 34ºC, mas o termômetro no Terminal Central de Integração (TCI) marcou 38ºC por volta das 13h15. A sensação térmica elevada, combinada com as chuvas esperadas, pode causar instabilidade climática e aumento de riscos à população.
Previsão do tempo para a região na quinta-feira (21):
- Piracicaba: mínimas de 20ºC, máximas de 32ºC, umidade mínima do ar de 40%.
- Capivari: mínimas de 19ºC, máximas de 34ºC, umidade mínima do ar de 50%.
- Santa Bárbara d’Oeste: mínimas de 19ºC, máximas de 33ºC, umidade mínima de 45%.
- Limeira: mínimas de 18ºC, máximas de 35ºC, umidade mínima do ar de 70%.
Recomendações de segurança
Com o risco de chuvas fortes e rajadas de vento, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.