De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 8 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais estavam ativos no mercado de trabalho no segundo trimestre de 2024. Esse número representa um aumento expressivo em comparação com 2012, quando apenas 5,5% da população 60+ estava empregada, contra 7,9% neste ano.
Entre as atividades que mais têm gerado renda para a população da melhor idade está o empreendedorismo. Dados do IBGE mostram que, no terceiro trimestre de 2020, mais de 1,8 milhão de pessoas com 65 anos ou mais eram proprietárias de negócios. Segundo o analista de mercado e bem-estar para a terceira idade, Douglas Venditti, o empreendedorismo é uma das opções, mas as possibilidades são ainda mais amplas. “Além de abrir o próprio negócio, os 60+ podem atuar oferecendo consultorias, mentorias em serviços especializados, participar de programas de voluntariado profissional e até mesmo se reinventar em novas carreiras”, explica.
O último censo do IBGE, realizado em 2022, indicou que o Brasil tem mais de 32 milhões de habitantes com 60 anos ou mais. A recolocação dessa faixa etária no mercado de trabalho traz benefícios significativos, como o estímulo à socialização e a prevenção de problemas de saúde mental e física. Além disso, a continuidade no trabalho contribui para a estabilidade financeira e segurança econômica.
Embora as empresas estejam cada vez mais adotando políticas de inclusão para contratar profissionais 60+, os desafios ainda são grandes. O preconceito, a discriminação etária e a concorrência com gerações mais jovens são obstáculos que precisam ser superados. Para Douglas Venditti, as empresas devem estar preparadas para integrar esses profissionais de maneira eficaz. “A adoção de programas de diversidade etária, o combate ao etarismo, treinamentos que incluam todas as faixas etárias e a valorização da experiência são medidas simples, mas poderosas, para promover bons resultados”, afirma.
Venditti também destaca que os profissionais 60+ trazem uma série de vantagens para as empresas, como a experiência de mercado, a compreensão das transformações no setor, menor rotatividade e maior lealdade à organização. Essas qualidades, aliadas à experiência, são fundamentais para o sucesso de empresas que buscam uma força de trabalho mais inclusiva e diversa.