A Black Friday deste ano teve um desempenho impressionante, com o varejo registrando um aumento de 16,1% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados divulgados pela empresa de meios de pagamento Cielo, neste sábado (30). A análise abrangeu as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano, comparadas com o dia 24 de novembro de 2023.
O grande destaque foi o comércio físico, que obteve um crescimento de 17,1% nas vendas, superando o ecommerce, que subiu 8,9%. De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível de faturamento do período pré-pandemia, com um aumento de 15,2% em relação a 2019.
Um dos fatores que impulsionaram esse crescimento foi o pagamento da parcela do 13º salário e benefícios como vales no dia da Black Friday, o que não acontecia desde 2019. Alves explicou que o aumento na disponibilidade de recursos para consumo contribuiu para o bom desempenho do varejo.
Entre os segmentos, os Supermercados e Hipermercados se destacaram com uma alta expressiva de 26,2%. Outros setores que apresentaram crescimento significativo foram Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O setor de Móveis, Eletro e Departamento, tradicionalmente um dos mais impactados pela Black Friday, registrou um crescimento de 7,9%.
Com esse aumento nas vendas, o varejo de 2023 demonstra uma recuperação sólida e uma tendência positiva de consumo, que reflete a retomada da economia após os desafios da pandemia.