Os recenseadores do IBGE já começaram a visitar os domicílios brasileiros para a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Ao todo, serão 89 milhões de endereços visitados , nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
Os recenseadores têm dois tipos de questionário para aplicar: o básico, com 26 questões, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido; e o questionário ampliado, com 77 perguntas. Esse segundo deve ser usado em cerca de 11% dos domicílios visitados.
Essa é a décima terceira edição do Censo, que é realizado no nosso país a cada 10 anos. Essa edição deveria ter sido realizada em 2020, mas por causa da pandemia e por questões financeiras, está sendo feito com dois anos de atraso.
O levantamento de informações sobre a população brasileira por meio do Censo é uma operação de extrema importância para o país, já que é possível, por meio dele, conhecer as principais características da população e diferentes aspectos da vida dos cidadãos, informações que são fundamentais para nortear as políticas públicas sociais, de saúde e educação, entre tantas outras. O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, lembra que, para o sucesso da Censo, a colaboração da população é essencial.