A Mclaren anunciou nesta quarta-feira (24), que Daniel Ricciardo deixará a equipe ao final de 2022, o australiano não correspondeu as expectativas da equipe. Desde a temporada passada na Mclaren, o piloto tem apenas uma vitória, conquistada no GP de Monza em 2021. Dessa forma, Ricciardo fará as nove provas restantes no calendário com seu futuro na categoria indefinido. O principal nome para ocupar seu lugar na próxima temporada é o de Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 em 2021.
De um ponto de vista de resultados, de conquistar pontos da forma que eu queria, nem sempre aconteceu. Isso dificultou alguns fins de semana. Mas tenho memórias felizes: quando penso em Monza, na primeira vitória da equipe desde 2012… Foi incrível. Ainda amo o esporte, isso não afetou nada disso. Sigo com a crença de que posso fazer isso no mais alto nível. Não é bom para mim, mas veremos o que vem por aí.”
Ricciardo sobre deixar a Mclaren ao final de 2022
Ricciardo chegou à Mclaren em 2021 com oito vitórias na categoria, mas pelo novo time subiu apenas uma vez no lugar mais alto do pódio. Mesmo com a vitória, o australiano terminou a temporada apenas em oitavo lugar no campeonato, atrás de seu companheiro, Lando Norris, que ficou em sexto. Cenário que se mantém até o momento na atual temporada. Nas 13 etapas concluidas de 2022, Norris subiu ao pódio uma única vez no GP da Emilia-Romagna e pontuou dez vezes; Ricciardo, por sua vez, só esteve entre os dez primeiros colocados em quatro corridas, tendo como melhor resultado um sexto lugar. Com esses resultados, o piloto australiano ocupa apenas 12ª posição no campeonato, enquanto Norris é o setimo.
A temporada da Fórmula 1 retorna neste fim de semana, após quase um mês de férias, com o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. A corrida da 14ª etapa do calendário ocorre no próximo domingo (28), às 10h (horário de Brasília).