O Grupamento Rural da Guarda Civil informou que localizou animais em situação de maus-tratos em uma chácara de Piracicaba. Também foram apreendidos agrotóxicos armazenados inadequadamente no local. O proprietário se comprometeu a adotar medidas para o cuidado dos animais.
O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (5), mas foi divulgado pela prefeitura na tarde desta quinta (6). Na propriedade, que fica no bairro Santa Isabel, foi encontrada uma ave silvestre, um azulão, que foi apreendido e encaminhado para a Fundação Mata Ciliar, de Jundiaí.
Segundo os guardas que atenderam a ocorrência, também foram encontrados filhotes de cães que, aparentemente, apresentavam problemas de saúde. Segundo eles, o adulto estava com cicatrizes, andava com dificuldades e tinha ferimentos na pata dianteira direita.
Além disso foi constatada no local uma criação de porcos em instalações inadequadas e com alimentação extremamente precária. Também foi encontrado muito material reciclado acumulado, representando sérios riscos de infestação do mosquito Aedes Aegypti.
Em depoimento na unidade de Polícia Judiciária, segundo a GCM, o proprietário se comprometeu a prestar toda assistência veterinária necessária aos cães, que permaneceram no local, evitando dessa forma autuação pelo Centro de Controle de Zoonoses. Sobre os porcos será acionada a Defesa Agropecuária, para que possa tomar as medidas administrativas, sanitárias e criminais.
Sobre os materiais recicláveis foi dado um prazo de 10 dias para que o proprietário dê uma destinação final e faça a limpeza do local. Caso contrário será acionado pela Vigilância Epidemiológica.