Festa da RBR, no GP do Japão deste domingo, (9), Max Verstappen conquistou a vitória e o título da temporada de 2022 da Fórmula 1. A chuva pode ter atrapalhado a corrida, mas não a festa do holandês, que fez a sua parte na pista. Na sequência, completando o pódio aparecem Sergio Pérez e Leclerc, o piloto da Ferrari terminou em segundo, contudo recebeu uma punição de cinco segundos e perdeu a posição para Pérez, ficando com terceira colocação.
Chuva, bandeira vermelha e duas horas de espera:
A corrida teve a forte presença da chuva e mais de duas horas de paralisação, dessa forma, não tivemos as 53 voltas previstas. Tudo isso logo depois de dois abandonos, de Sainz e Albon, logo após a largada por conta da forte chuva, veio a bandeira vermelha. Os pilotos voltaram para a pista com o cronometro marcando 40 minutos para a conclusão da prova, já que não seria possível completar todas as voltas no limite de três horas.
A corrida:
Após a largada Verstappen disparou, Leclerc e Pérez disputaram o segundo lugar. De acordo com a direção de prova, o piloto da Ferrari tirou vantagem de um corte de pista, com isso recebeu uma punição de cinco segundos, perdendo a segunda posição. Além disso essa disputa definiu o campeonato, já que Max terminou a corrida com 113 pontos à frente de Pérez, novo vice-líder da temporada. Restam 112 pontos em disputa.
Por conta do número de voltas reduzidos, acreditava-se que a FIA ia adotar sua pontuação de contingência, com apenas 19 pontos para o vencedor em casos de mais de 50%, mas menos de 75% da corrida concluída. Entretanto, a regra é válida apenas para casos em que a disputa é suspensa. Dessa forma, os pilotos receberam pontuação cheia. Isso decretou o bicampeonato de Max Verstappen.
Alguns pilotos foram destaques no GP do Japão, o principal foi Vettel, que com sua Aston Martin, foi sexto lugar. Além disso, a Alpine conseguiu bons resultados, com Ocon em quarto e Alonso na sétima posição. Agora, os pilotos deixam o Japão e voltam a se encontrar daqui duas semanas, quando acontece o GP dos Estados Unidos, no dia 23 de outubro.