Compartilhe

Estamos no mês de prevenção ao suicídio e, nesta semana, a Organização Mundial da Saúde divulgou relatório com números globais sobre esse tipo de ocorrência.

De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em alguma parte do planeta. Significa que, todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio. No Brasil, uma pessoa se suicida a cada 45 minutos.



Esse número é maior do que o total de vidas perdidas por doenças como malária ou câncer de mama, em situações de guerra ou por homicídio.

O documento, feito com base em números de 2016, revela que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens, de ambos os sextos, com idades entre 15 e 29 anos, depois de acidentes de trânsito.

Também é a segunda causa de óbitos entre meninas de 15 a 19 anos, atrás apenas de complicações relacionadas ao parto na gravidez precoce.

Já entre os meninos dessa faixa etária, é a terceira causa, perdendo só para os acidentes de trânsito e de mortes por briga.



Ainda de acordo com a OMS as principais medidas de prevenção de suicídio incluem programas que ajudam as pessoas a lidar com o estresse e a restrição ao acesso aos meios que as pessoas mais usam para tirar a própria vida, entre eles, pesticidas e armas de fogo.

Como exemplo, a Organização cita o Sri Lanka, país onde uma série de proibições relacionadas a pesticidas altamente perigosos, usados no auto envenenamento, levou a uma queda de 70% nos casos de suicídios e, segundo estimativas, cerca de 93 mil vidas foram salvas entre 1995 e 2015.

Ao divulgar o relatório, a OMS fez um apelo para que todos os países incorporem estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio em seus programas nacionais de saúde e educação.


Últimas Notícias: