Compartilhe

A Lagoa Azul completa 40 anos neste mês, mais precisamente neste sábado dia 20 de junho. Pra quem não sabe, o filme conta a história de duas crianças que ficaram perdidas numa ilha deserta. Após um naufrágio, duas crianças e um velho cozinheiro de um navio vão parar em uma ilha deserta no Oceano Pacífico. Pouco tempo depois, o cozinheiro morre, deixando o menino Richard e a menina Emmeline entregues à própria sorte.

O filme é baseado em um livro de mesmo nome do autor Henry de Vere Stacpoole. Antes da versão de 1980 que acabou ficando famosa, outros duas versões de A Lagoa Azul foram feitas em 1923 e 1949.



Muita gente teve o primeiro contato com nudez através do filme com os atores Brooke Shields e Christopher Atkins, pois eles nadavam pelados no filme em plena Sessão da Tarde.

Confira algumas curiosidades sobre o filme:

Brooke Shields tinha apenas 14 anos

De acordo com informações, a atriz Brooke Shields tinha só 14 anos quando as cenas foram gravadas. Como o enredo envolve necessariamente muito corpo à mostra (afinal, são duas crianças perdidas em uma ilha deserta), a produção precisou encontrar uma maneira de expor o corpo da menor de idade “na medida”. Como? Eles simplesmente grudaram o cabelo da atriz no corpo, para que os seios da adolescente não ficassem à mostra durante todas as filmagens. Para driblar as cenas mais sensuais que aparecem na tela, foi usada uma dublê de corpo.



Ilha deserta

O orçamento do filme foi de US$4,5 milhões e permitiu que o diretor Randal Kleiser cometesse algumas extravagâncias, como buscar uma ilha realmente deserta, para dar autenticidade às cenas. Assim, o romance adolescente foi gravado na ilha Turtle, em Fiji, país localizado no Pacífico Sul. Na época, o local não contava com estradas, água encanada ou fontes de eletricidade.

Ator esquecido

Enquanto Brooke Shields segue atuando, o ator Christopher Atkins fez seu primeiro e único papel relevante. De acordo com o site Aventuras na História, para viver Richard na Lagoa Azul ele teria sido indicado por um amigo, pois ele tinha familiaridade com o ambiente praiano, pois era instrutor de vela. Mesmo tendo sido indicado ao Globo de Ouro na categoria Revelação, sua carreira não decolou. Hoje, o ex-ator comanda uma empresa de instalação de piscinas de luxo.

Romance no ar (e fora dele também)

O diretor Randal Kleiser queria que o romance entre os dois personagens fosse realista. Para isso, ele planejou que Christopher, que tinha 18 anos, se apaixonasse por Brooke Shields, de 14, colocando uma foto da atriz sobre a cama do jovem. A ideia funcionou e os dois chegaram a viver um curto romance atrás das câmeras.