Compartilhe

Algumas ideias e iniciativas podem ser tão simples e, ainda assim, fazem toda a diferença. Um desses exemplos veio do Buteco Comedy Bar, em Canoas, Rio Grande do Sul. O estabelecimento pregou um aviso no seu banheiro feminino para ajudar as mulheres que estiverem sendo importunadas durante a noite ou em eventuais encontros.

A atitude foi divulgada por Mariana Caruso, em seu blog no jornal O Globo. O cartaz alerta as mulheres que caso se sintam inseguras, peçam um drink no bar chamado “La Penha” (inspirado na lei Maria da Penha de proteção feminina). Ao pedir a bebida, a bartender entra em ação para que a situação se resolva. No cartaz está escrito o seguinte:



Ei, Moça! Você está em um encontro que não está indo muito bem? Você está num encontro e a pessoa não é quem ela dizia ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui para ajudar! Apenas vá até o bar e peça o drink La Penha. A bartender irá chamar alguém do bar para te acompanhar até o seu carro, uber, taxi, ou até chamar a polícia, se necessário. Não se cale. Não tenha medo. Você não está sozinha. Estamos aqui pra te apoiar.

“Estamos vivendo num mundo muito agressivo e é uma forma de elas se sentirem seguras e apoiadas”, diz um dos sócios do bar. “Na verdade, pode ser usado para qualquer um. Colocamos o cartaz pensando na segurança de todos”.

Apesar da grande repercussão, a iniciativa já tinha sido vista em outro local. Em 2017, o bar Red Show, em Santo André, São Paulo, teve a mesma ideia, com o objetivo de evitar que mulheres sofressem com encontros amorosos abusivos.

Fonte: O Viral