Compartilhe

Criado em 2009, o Ecosia é uma alternativa sustentável ao Google. As pesquisas feitas na plataforma transformam-se em árvores plantadas em países como Brasil, Burkina Faso, Etiópia, Indonésia, Madagascar, Marrocos, Nicarágua, Peru e Tanzânia.

Até o momento, mais de 65 milhões de árvores já foram plantadas. Os números são atualizados em tempo real na página do mecanismo e um novo plantio ocorre a cada 45 buscas. O tempo entre as 45 buscas costuma ser de menos de um segundo. Para transformar pesquisas na internet em árvores, o buscador investe cerca de 80% de seus lucros neste projeto.



O Ecosia continua sendo gratuito mas, da mesma forma que ocorre com o Google, obtém receitas sempre que seus usuários clicam em anúncios na plataforma. Um contador no canto superior direito usa um ícone no formato de árvore para informar a quantidade de buscas já realizada por cada usuário.

Todas as emissões de carbono na empresa são compensadas. Os servidores do Ecosia funcionam movidos a energias 100% renováveis e cada busca realizada é capaz de remover aproximadamente 1 kg de CO² da atmosfera.

No Brasil, o buscador decidiu plantar um milhão de árvores em resposta às políticas ambientais de Bolsonaro. A promessa veio antes dos incêndios ocorridos na Amazônia e a crise ambiental apenas intensificou o projeto: agora, o plano é plantar mais dois milhões de mudas por aqui.

Além de todos os benefícios, o Ecosia afirma que não armazena permanentemente as pesquisas realizadas. Passada uma semana, os termos de busca se tornam anônimos. Além disso, eles garantem não vender os seus dados aos anunciantes. Você pode plantar árvores enquanto busca diretamente no site da plataformabaixar uma extensão disponível para Chrome ou fazer download dos aplicativos móveis disponíveis para Android ou iOS.



Fonte: Hypeness