Compartilhe

Os vereadores se reuniram na 11ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 15, no Palácio 10 de Julho, em Capivari.

11ª Sessão Ordinária da Câmara de Capivari | Foto: Divulgação
11ª Sessão Ordinária da Câmara de Capivari | Foto: Divulgação

Durante a leitura do expediente, o vereador Bruno Barnabé (PSDB) pediu urgência na votação do Projeto de Lei n.º 084/2019. O pedido recebeu aprovação de todos os vereadores e seguiu para a Ordem do Dia para discussão e votação.



INDICAÇÕES

O vereador Nelson Soares (PR) indicou a realização de atualização do telefone 0800, para que a população possa entrar em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) indicou a colocação de cascalho na rua Antônio Angelin, no bairro Pinhalzinho.

O vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM) indicou o recapeamento de toda a extensão da rua Reinaldo Quagliato, no bairro Santa Rosa.



TRIBUNA LIVRE

O vereador Mateus Scarso (MDB) foi o primeiro a falar na Tribuna Livre da sessão. Ele comentou sobre suas visitas aos bairros: Cancian, Bosque dos Pinheiros e Pinhalzinho. Reclama de falta de pavimentação e que os moradores solicitam solução definitiva ao acesso ao bairro Pinhalzinho. O vereador afirmou que é de extrema urgência. Ainda pediu solução ao problema de pavimentação do bairro Santa Rita de Cássia, onde há máquinas a serviço da Prefeitura Municipal. Scarso chamou atenção quanto à ponte que liga a avenida Ênio Pires de Camargo com a rua Piracicaba, que afirmou estar desmoronando. “Há perigo de desmoronar aquela ponte se a Prefeitura não der manutenção adequada”, disse. O vereador também critica aluguel do prédio do Centro de Especialidades e que espera da Prefeitura a construção de mais um banheiro aos usuários. Mateus Scarso ainda lembrou e criticou a falta de condições dos veículos da saúde.

O vereador Nelson Soares (PR) agradeceu a secretária de Educação Marília Cardoso de Oliveira, a secretária de obras Joceli Cardoso Angelin e o engenheiro Eduardo Gomes, pelo início das obras de recuperação da calçada da escola José Benedito Pinto Antunes.

Contou que esteve em reunião com o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, quando finalizou a primeira fase das reuniões para discutir o repasse de recursos à Santa Casa, usada pela população de todos os municípios. Lembrou da participação do diretor administrativo, Celso Alves Ferreira, que informou o balanço financeiro. “Voltarei a me reunir com os prefeitos de Rafard, Mombuca e Elias Fausto para conhecermos quais os valores desses repasses e o prefeito Baroni, de Elias Fausto nos próximos dias entregará um veículo para a Santa Casa”, comentou.

O vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL) cobrou condições de trafegar pela avenida Arlindo Batagin. Disse que o acesso ao bairro Santa Teresa D’Ávila torna-se impossível aos pedestres e que há risco de acidentes porque eles não têm por onde andar. Pediu que as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Obras se atentem à segurança dos pedestres. Valdir da Farmácia comentou sobre o buraco aberto para manutenção de serviço do SAAE. Relatou que na avenida João Moreto existe outro trabalho iniciado e não finalizado, colocando em risco a vida das crianças do local. Para o vereador, as empresas contratadas para executar o serviço, precisam ser fiscalizadas e cobradas na entrega dos serviços. Valdir ainda lembrou das constantes cobranças aos Correios para a devida entrega de cartas e correspondências aos bairros de Capivari. Pediu requerimento ao Poder Executivo para saber sobre a doação do terreno da antiga Estação da FEPASA para que se possa executar a ampliação do sistema viário de Capivari.

A vereadora Gilceane Orosco Malto “Gil do Pastel” (PSC) falou sobre todo o Largo da Estação que já foi doado ao município e que, se existe a falta da matrícula, é por uma falta da Prefeitura. Criticou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pelo valor de tarifas em relação aos municípios vizinhos.

O vereador Guacyro Justino Alfredo “Dr. Guacyro” (DEM) afirmou que buscará parceria para a realização de projeto para a revitalização das praças Rodrigues de Abreu e Cezário Motta, que irá buscar a emenda parlamentar e entregar ao prefeito para a realização do projeto. “A cidade toda será beneficiada, retomando toda a beleza que as praças tinham no passado e que chamavam atenção das pessoas que passavam por aqui”, disse.

O vereador ainda comentou sobre a área de Saúde municipal. Pede providências o mais rápido possível quanto ao atendimento de otorrinolaringologista, antes que o médico seja levado ao Ministério Público. Dr. Guacyro explicou que a empresa de tecnologia Maestro já iniciou o trabalho de informatização de prontuários médicos que serão interligados entres todo o atendimento de saúde. Finalizou apresentando os desafios enfrentados pela equipe de saúde da Família do Posto de Saúde do Padovani, que ainda retirou o atendimento de uma enfermeira para realocá-la a outra unidade.

O presidente Flávio Carvalho (PSDB) disse que a falta de acostamento para acesso ao bairro Santa Teresa D’Ávila é pedido antigo e as pessoas não podem ficar correndo risco. Criticou os Correios pela falta de entrega de correspondências. Disse que apoia a revitalização das praças pela riqueza de obras ali existentes, incluindo busto de Rodrigues de Abreu feito por Tarsila do Amaral. “Temos muito a preservar na nossa Praça Central”. Sobre a Estação da Sorocabana e todo o seu leito, afirmou já existir aprovação da Advocacia Geral da União, que falta apenas assinatura do ministro e que aguarda, com apoio do deputado federal Carlos Sampaio. “Todo esse patrimônio será passado para Capivari para que possamos fazer um anel viário que trará progresso para Capivari, realmente, precisamos nos esforçar concentradamente para dar um empurrão para que Capivari saia desses problemas de acesso”, finalizou.

ORDEM DO DIA

Os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei n.º 084/2019, da Prefeitura Municipal de Capivari. Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de firmar convênio com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO).

Os vereadores aprovaram o pedido de vista da vereadora Gilceane Orosco Malto “Gil do Pastel” (PSC) ao Projeto de Lei n.º 037/2019, da Prefeitura Municipal de Capivari. O projeto cria gratificação à Comissão de Desenvolvimento Econômico do Município de Capivari.

De autoria do vereador Jurandir Pinheiro dos Santos (PSL), o Requerimento n.º 095/2019, recebeu aprovação unânime. Ele pede ao prefeito, através do setor competente, informação sobre estudos para construção da cobertura da quadra da escola Aldo Silveira, no bairro Moreto.

O vereador Denilton Rocha dos Santos (MDB) requereu ao Poder Executivo através do setor competente, informações sobre os descontos do “bônus” do Programa de Metas e Resultados, no salário dos professores. O vereador também propôs o Requerimento n.º 097/2019 que aprovado, seguiu ao Poder Executivo solicitando informações sobre o motivo da não entrega das casas populares do Conjunto Habitacional Vereador Dr. Ismael Sanches, aos contemplados. Denilton requereu também informações sobre nomes e endereços dos servidores efetivos que residem fora de Capivari e que são beneficiados pelo vale transporte.

O vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL) por meio do Requerimento 099/2019, solicitou informação sobre a razão dos Correios não realizarem as entregas nos bairros Santa Teresa D’Ávilla e Villa Di Capri. O vereador também solicitou informações sobre existência de estudo para instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com a Fernando de Barros.

O vereador Mateus Scarso (MDB) propôs e teve aprovados os requerimentos de n.º 101/2019 a 105/2019. Por meio desses requerimentos, o vereador pede ao Poder Executivo, respectivamente: cópia de contrato assinado com a empresa AMPLITEC Gestão Ambiental, cópia de contrato assinado com a Safra Gestão de Patrimônio Eireli, cópia de Nota Fiscal emitida pela Pharmatura Indústria de Cosméticos Ltda., informação sobre empresas contratadas para assessoramento contábil, jurídico, tecnologia e gestão administrativa e informação sobre existência de estudos para asfaltamento dos bairros Cancian e Bosque dos Pinheiros.

A sessão ordinária teve transmissão ao vivo e se encontra disponível no canal da Câmara no Youtube. Na próxima segunda-feira, dia 22, a Câmara Municipal realizará a 12ª Sessão Ordinária.