Compartilhe
Foto|Defesa Civil de Monte Mor

A chuva forte que atingiu Campinas (SP) e Indaiatuba (SP) nesta quarta-feira (06) fez o Rio Capivari, em Monte Mor (SP), transbordar e entrar em estado de emergência nesta quinta-feira (07), perto das 3h. De acordo com a Defesa Civil do município, o nível do manancial está em 1,80 metros 40 centímetros acima do nível normal que é de 1,40 metros.

A Defesa Civil informou que nenhuma família ficou desalojada. O bairro Jardim Progresso e a área central, na altura da Rua Siqueira Campos, que liga a cidade a Indaiatuba que estão com pontos de alagamentos.

Foto|Defesa Civil de Monte Mor

Segundo o Secretario da Defesa Civil, Murilo Rinaldo, Monte Mor registrou 69,50 milímetros de chuva durante essa quarta.



A Defesa Civil ainda informou que o nível do Capivari começou a descer, na manhã desta quinta.

Foto|Defesa Civil de Monte Mor

Capivari

O diretor da Defesa Civil de Capivari (SP), Júlio Capóssoli Neto, informou na manhã desta quinta, que solicitou a abertura da Barragem Leopoldina como forma de prevenção, por conta das chuvas desta quarta, na cabeceira do rio Capivari. Segundo Júlio, em Campinas foi registrado 61,20 milímetros, Monte Mor 69,50mm e na represa do Capivari Mirim em Indaiatuba, 60,50mm de chuva.

“A abertura antecipada das comportas foi feita na tarde desta quarta, no ponto mais forte da chuva. Em acompanhamento em tempo real da rede telemétrica, visa diminuir o impacto de um eventual transbordamento, a abertura das comportas (Canal e Profundidade), foi feita em sua totalidade. É importante ressaltar que ainda não existem riscos para Capivari”


diz Júlio Capóssoli Neto.

Em Capivari a precipitação pluviométrica, foi de 34,80 milímetros nesta quarta-feira. O nível da régua do manancial em Capivari às 08h30 nesta quinta marca 0,10 centímetros, bem abaixo do nível normal que é 0,80 centímetros. A Defesa Civil de Capivari está em estado de Observação, aguardando a chegada das águas oriundas de Campinas, Indaiatuba e Monte Mor.

Arquivo