Compartilhe

Atualizado em

O estudo sugere que as rugas têm a função de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água.



Por Jean Bordini

Você já percebeu que quando a mão fica por algum tempo na água os dedos acabam ficando enrugados? Perceber isso acho que a maiorias das pessoas já percebeu, mas você sabe o por que isso acontece?

Cientistas da Grã-Bretanha decidiram investigar o motivo por meio de um experimento.

De acordo com a pesquisa, o fato de os dedos ficarem enrugados depois de algum tempo na água pode ser uma vantagem adquirida pelo ser humano durante sua evolução por milhares de anos.



Os cientistas pediram a voluntários para pegar bolas de gude imersas em um balde d’água com uma mão e passá-las por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro local. Os voluntários com os dedos enrugados pela umidade completaram a tarefa mais rápido do que os voluntários com os dedos lisos.

O estudo sugere que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza.
Por muito tempo, acreditava-se que os dedos enrugados indicavam simplesmente o inchaço da pele devido ao contato prolongado com a água.

De acordo com os cientistas, no entanto, para nossos ancestrais, ter dedos que agarram melhor objetos úmidos certamente teria sido uma vantagem na busca por alimentos em lagos e rios.
Os cientistas disseram que agora seria interessante, verificar se outros animais, especialmente os primatas, têm a mesma característica.