Compartilhe

A Defesa Civil de Capivari (SP) decretou estado de atenção por conta da forte chuva que atingiu o município e região. O nível do Rio Capivari, que atingiu 1,94 metro na manhã desta segunda-feira (13). A última aferição, feita às 06h30, aponta que o manancial está a 6 centímetros para o transbordamento. A previsão do tempo indica mais precipitação até sexta (17) e o transbordamento do rio inicia a partir de 2 metros.

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios: observação, atenção, alerta e alerta geral. 



Segundo o diretor da Defesa Civil, Júlio Capóssoli Neto, o nível do rio Capivari do rio é monitorado por meio de uma régua instalada na ponte da avenida Pio XII e outra, eletrônica, que fica na ponte do Santoro.

Estágios

  • Estágio de observação: quando não existem anormalidades no nível de água do rio.
  • Estágio de atenção: quando há alguma alteração e é feita vistoria de campo em áreas de alagamento.
  • Estágio de alerta: remoção preventiva de parte da população residente em áreas de risco.
  • Estágio de alerta geral: remoção de toda a população da área de risco.

Abertura das comportas

Em caráter preventivo, as comportas da barragem da Leopoldina foram abertas na sexta-feira (3), visando diminuir o impacto do período chuvoso. A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento do nível da régua e toda rede telemétrica do Rio Capivari constantemente.

Telefones de emergência

Os números telefônicos da Defesa Civil são 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil também fica disponível para orientações e procedimentos em caso de alagamentos e o telefone para contato com a GC é 153 e (19) 3491-1311. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.