Compartilhe

Durante e após tempestades é importante evitar o contato com águas de enchentes, pois podem estar contaminadas e provocar doenças infectocontagiosas.

Entre elas leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar no organismo humano pela pele. Os sintomas são febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça.



As enchentes também aumentam o risco de diarreia aguda, causada por bactérias, vírus ou parasitas, e podem provocar condições graves como a hepatite A e a febre tifoide.

Além de evitar entrar em contato com a água ou a lama trazidas por enxurradas, é preciso limpar bem os objetos e ambientes que foram atingidos, para prevenir essas doenças.

Eles devem ser devidamente desinfetados, com o uso de luvas, botas de borracha e outros equipamentos de proteção, que podem ser sacos plásticos nas pernas e braços.

Os utensílios domésticos podem ser colocados de molho por pelo menos uma hora na água sanitária depois de lavados.



Já os alimentos que tiveram contato com a água da enchente devem ser todos descartados.

Pessoas que vivem em áreas afetadas por alagamentos ou que tiveram contato com a água da enxurrada também devem ficar atentas a qualquer sintoma de contaminação e sempre buscar socorro médico, se necessário.