Compartilhe

Dois pesquisadores americanos acabam de publicar um estudo que sugere que existe uma relação direta entre o tamanho da sua barriga e os riscos que você tem de morrer mais cedo do que espera. Tudo começou quando, em 2012, o Dr. Nir Krakauer, que é professor de engenharia civil, e seu pai, também doutor, desenvolveram uma nova maneira de calcular os riscos de mortalidade associados com a obesidade abdominal.

O índice ganhou o nome de “A Body Shape Index” (ABSI) e se mostrou mais efetivo do que o tradicional Índice de Massa Corporal (IMC) para prever o risco de doenças. Depois de analisar dados de milhares de adultos que participaram de grandes estudos, a dupla comparou os casos de mortalidade com o ABSI, o IMC e outros índices que relacionam o peso e as circunferências da cintura e do quadril.



Dessa maneira, eles descobriram que o ABSI servia como um importante indicador de mortalidade. Notou-se que as pessoas que ocupavam a faixa superior do ABSI apresentavam um índice de mortalidade 61% maior do que aqueles que estavam na base da tabela.

Agora, os pesquisadores seguem investigando se mudanças no estilo de vida ou outros tipos de intervenções poderiam reduzir o ABSI e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais longa. Se quiser calcular o seu ABSI e saber como anda sua saúde, acesse aqui, insira os seus dados e não deixe de consultar um especialista.