Compartilhe

Moradores pendem solução emergencial nas calçadas que cercam a escola e a creche da Vila Balan.



Por Yuri Rossi

Recebemos a denúncia no quadro Solte a Sua Voz sobre situação das calçadas que cercam a escola e a creche municipal da Vila Balan.

Em frente às unidades existem muito lixo e mato no meio das calçadas.

Na Rua Aimorés, lateral a creche, não existe calçada apenas um barranco e restos de entulho que obrigam os morador a utilizar a rua como única alternativa para transitar pelo local. Muitas vezes crianças fazem uso desse trecho sem mesmo o acompanhamento de um adulto.



Já na Rua Caetés existe apenas um trecho com calçada de cimento, mesmo assim o prédio da escola invade a calçada não sobrando espaço para o morador passar. E novamente o pedestre é obrigado utilizar a rua como única alternativa.

Se pensarmos em um portador de necessidade especial ou mesmo um idoso a passagem é impossível, ainda mais se ao lado estiver estacionado um veículo como na foto abaixo.

Após esse trecho a calçada retorna a ser de terra. Porém até alguns dias atrás esse trecho estava com o mato muito alto, novamente impedindo a passagem dos pedestres.

A população esta revoltada com essa situação. Segundo um morador ele foi obrigado a construir a calçada em frente a sua residência, mas a Prefeitura que é para dar exemplo não faz o mesmo.

Os moradores pedem uma solução emergencial para a situação já que se trata de crianças e como não há calçadas no entorno as crianças são obrigadas a utilizar as ruas colocando assim a vida em risco.

Em nota a Secretária de Comunicação da Prefeitura de Capivari respondeu:

Mato

Quanto à limpeza da área, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente iniciou os trabalhos de capinação na semana passada. A manutenção será concluída na próxima semana.

Entulho

De fato, segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, existe entulho doméstico depositado no local. Esse tipo de material é recolhido pela pasta em toda última semana de cada mês, com o projeto “Cata Cacareco”. Para evitar que entulho fique jogado nas calçadas causando transtornos aos pedestres, a Secretaria pede que a população coloque o entulho doméstico na rua somente na última semana de cada mês, quando o “Cata Cacareco” recolhe os materiais.

Calçada

A Prefeitura reconhece a necessidade de calçada no entorno da escola. De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, a construção de calçadas em trechos públicos estará entre as prioridades da atual gestão, que está sendo iniciada, efetivamente, somente agora. Por se tratar de uma área de grande movimento, após a definição de cronograma de serviços para construção de passeio público, a Secretaria de Obras tratará o caso da escola citada como prioridade.