Compartilhe

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, descobriram uma solução para evitar que bebês andem com a fralda suja sem que os responsáveis percebam. A nova tecnologia consegue, através de sensores, detectar quando a fralda precisa ser trocada e avisa imediatamente por meio de notificações.

Os sensores ficam na região absorvente da frauda e emite uma frequência de rádio passiva assim que detecta a umidade. O hidrogel é o material absorvente usado nas fraldas e, quando fica úmido, se torna um bom condutor para as ondas de rádio, essa frequência aciona os sensores e envia o sinal para um receptor a até um metro de distância.



Assim que a umidade é detectada, o sensor emite ondas para o receptor que aciona o aviso que o responsável preferir, como notificações no celular ou avisos sonoros. Os pesquisadores estimam que o sensor custa em média 8 centavos, em conversão direta. Isso permite que a tecnologia seja viabilizada para o uso cotidiano.

“A tecnologia pode prevenir doenças e infecções em populações adultas e infantis. Além disso, o uso em hospitais com muitas camas facilitaria o trabalho dos profissionais da saúde”, afirma o pesquisador.

Atualmente, as fraldas que são vendidas possuem tiras na parte externa que mudam de cor ao entrar em contato com a umidade. Os pesquisadores, porém, explicam que para o funcionamento correto do sistema inteligente, as fraldas devem ser fabricadas em materiais menos espessos.

Fonte: R7