Compartilhe

Um novo golpe que circula no WhatsApp tem um alvo diferente para ações do tipo: crianças. A falsa promoção, que usa imagens e o nome da Turma da Mônica, pode fazer com que a criança compartilhe dados como cartão de crédito e afins direcionando a websites falsos.

A imagem que circulando pela internet traz os personagens do clássico gibi infantil com a mensagem “A Turma da Mônica está procurando um novo amiguinho”. Na sequência, a mensagem informa como “fazer parte da turminha”, dando instruções para o alvo do golpe informar o número do cartão de crédito “da mamãe”, além da data de validade e o código de segurança.



A Maurício de Sousa Produções emitiu uma nota de esclarecimento tratando do golpe envolvendo seus personagens, negando que a promoção seja real.

“A Mauricio de Sousa Produções (MSP) informa que não tem nenhuma relação com a postagem fake que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp”.

A Polícia Federal afirmou que, a princípio, não recebeu reclamações específicas sobre o golpe da Turma da Mônica, mas alertou para que os pais procurem evitar que crianças tenham conhecimento de informações sensíveis como as pedidas na imagem, e também evitar deixar cartões de crédito em locais de fácil acesso.

O tema do golpe não é novo, já que houve um caso similar usando a imagem do desenho Peppa Pig. Por isso é importante que pais fiquem de olho no que os filhos estão fazendo no celular.



Caso você seja vítima de um crime deste tipo, você pode procurar delegacias especializadas, que já atuam em alguns estados. Caso não haja delegacia em seu estado, a recomendação é entrar em contato diretamente com a delegacia da Polícia Civil mais próxima.

Lembre-se também de colher o máximo de informações possível, como capturas de tela, trocas de mensagens ou números de telefone, nomes de perfis ou endereços de email envolvidos no incidente.