Compartilhe

Das 10 linhas de transporte mais lotadas no mundo, 3 são operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos -CPTM. O Brasil ocupa a segunda, quarta e oitava posições no ranking do aperto no transporte, com as linhas 11 Coral, 8 Diamante e 9 Esmeralda em São Paulo.

Atrás apenas de Buenos Aires, dona igualmente de três posições no top da lotação. Entre os campeões de transporte abarrotado figuram o metrô de Paris, Tóquio e Nova York.



A pesquisa é do Google Maps, que diz ter mapeado o movimento do transporte em cerca de 200 cidades do mundo, entre outubro de 2018 e junho de 2019.

De acordo com a Folha de São Paulo, o app registrou respostas de milhões de usuários, que escolheram, ao final da viagem, às quatro opções sobre muitos ou alguns lugares vazios, apenas espaço em pé ou em pé e apertado.

A Linha 11 Coral percorre 50 quilômetros desde o centro da capital até o extremo leste, e chega a Mogi das Cruzes.

A 9 Esmeralda vai do extremo sul, no Grajaú, até Osasco, oeste da região metropolitana, numa extensão de 33 quilômetros.



A 8 Diamante, também liga o centro a região oeste da grande São Paulo, por 35 km até Itapevi.

Juntas, transportam diariamente cerca de UM MILHÃO 900 mil pessoas, quase 70% dos passageiros das sete linhas do sistema CPTM .

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que não teve acesso aos dados oficiais e não reconhece a pesquisa.