Compartilhe

O novo coronavírus é, sem dúvida, o assunto do momento e, como costuma acontecer os assuntos do momento, é a mais nova isca usada pelos criminosos da internet para aplicar golpes.

Empresas especializadas em segurança já identificaram diversos links e programas maliciosos que estão circulando na rede com um disfarce em comum: trazem supostas informações referentes à pandemia.
Na verdade, porém, roubam dados dos usuários.



Um dos golpes recém descobertos envolve um aplicativo que, supostamente, oferece informações e estatísticas sobre a doença em tempo real.

No entanto, bloqueia o dispositivo do usuário e exige o pagamento de resgate em moeda virtual para liberar o aparelho. É o chamado vírus de resgate.

Para evitar cair neste e em outros golpes, alguns cuidados são importantes.

Nunca clique em links enviados por desconhecidos e, se quiser informações, busque fontes conhecidas e confiáveis.



Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde, por exemplo, desenvolveu um aplicativo sobre o coronavírus, que está disponível, de graça, na Google Play e na App Store. Chama “Corocavírus – SUS”

Pra se proteger, é fundamental também manter os seus dispositivos sempre atualizados.

Quando ameaças são identificadas, as fabricantes disponibilizam atualzações de segurança que ajudam a proteger seu tablete e celular, por exemplo, de ataques e roubo de dados.