Compartilhe

Neste fim de semana, os relógios voltam o normal na capital do país e nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

À meia noite, na madrugada de sábado pra domingo, os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal terão que atrasar o relógio em uma hora.



Para evitar contratempos, principalmente se você trabalha no domingo ou se tem algum compromisso, o ideal é ficar atento às configurações do celular.

Os aparelhos costumam atualizar automaticamente, seguindo a configuração da rede da operadora, mas é importante se certificar que está tudo certo.

O horário de verão é instituído conforme decreto de 2008, modificado em 2017.

Antes, ele começava no terceiro domingo de outubro e terminava no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, nas unidades da federação que o adotam.



Em 2017, no entanto, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição de 2018, o início foi alterado para o primeiro domingo do mês de novembro.

Não houve mudanças com relação ao término e, por isso, o Horário Brasileiro de Verão termina a zero hora neste dia 17, que é o terceiro domingo do mês.