Compartilhe

Com a implantação desse projeto o papel não será mais utilizado na tramitação de processos.

Por Jean Bordini



A partir dessa quarta-feira a Justiça do Trabalho de Capivari passou a utilizar o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). Isso significa que a partir de agora os processos passarão a ser digitalizados e poderão ser visualizados através da internet com a assinatura digital.

O projeto existe desde 2006 e a implantação em Capivari dá sequência ao cronograma do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que abrange 95% do território paulista.

A Juíza Desembargadora do Tribunal Regional Erodite Ribeiro Dos Santos de Biasi, explica sobre os benefícios do projeto. Ouça abaixo.

Nessa quarta-feira, além de Capivari, o projeto foi inaugurado na Vara de Trabalho de Santa Bárbara d’Oeste.



Com a implantação desse sistema informatizado o papel não será mais utilizado na tramitação de processos.

A previsão é que até 2013 o projeto seja implantado em 40% das 153 varas pertencentes ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.


Dr. Otávio Augusto Lopes, advogado e presidente da OAB Capivari.

Uma mudança com a implantação do projeto não agradou o advogado Dr. Otávio. Ouça a entrevista abaixo.

Para os advogados, o novo sistema permitirá acesso integral ao processo a qualquer momento, além da possibilidade de ajuizar ações de casa ou do escritório. No entanto, para isso, será necessário aos profissionais obter a certificação digital, ferramenta que exerce a função de assinatura pessoal em ambientes virtuais.


Cartão (Certificado Digital) necessário para ter acesso aos processos na internet.

Segundo a Vara do Trabalho de Capivari a intenção é também digitalizar no futuro todos os processos que estão em papel, mais de 3.000.

O próximo local que receberá o projeto será o Fórum Trabalhista da cidade de Americana, no dia 5 de dezembro, que conta com duas unidades.