Compartilhe

A empresa responsável pela troca irá iniciar os serviços na manhã desta quarta-feira afirmou a secretaria de transportes.

Por Yuri Rossi



É só ventar forte ou chover que os semáforos de nossa cidade, principalmente os da Avenida Pio XII, apresentam problemas.

Já se tornou uma situação frequente e sempre foi tema de nossas matérias. As respostas sempre eram as mesmas. Os nossos semáforos são antigos e o custo para trocá-los é seria alto. Mesmo assim processos licitatórios para a troca e manutenção desses equipamentos foram abertos. Alguns deles até cancelados.

A intenção adquirir equipamentos modernos com o sistema de lâmpadas LED que economizam mais energia.

Ainda segundo as informações a Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito foi criada recentemente e não tem estrutura ainda para prestar manutenção nos semáforos altos.



De acordo com o Secretário da pasta, Gustavo Kerche de Oliveira Patteti, os ventos e chuvas colocam os semáforos no estado intermitente, assim como acontece em grandes e desenvolvidas cidades do Brasil e do mundo. É um problema comum, pois se trata de um equipamento elétrico, frágil e que fica exposto às diversas mudanças climáticas.

Patteti afirma ainda que geralmente, enquanto os órgãos responsáveis não resolvem o problema, os condutores, ao se depararem com um semáforo intermitente, devem fazer a sua parte, ou seja, ser prudente ao ponto de reduzir a velocidade e passar devagar pelo cruzamento, pois assim evitarão acidentes até que o sistema do semáforo seja restaurado.

Porém não é isso que acontece. Os motoristas até reduzem a velocidade, mas quem precisa cruzar a via fica em uma situação complicada. Filas se formam aguardando cessar o trânsito ou um motorista caridoso ceder a sua vez. Em alguns casos a espera para acessar a Avenida Piratininga para quem está na Pio XII chega a ser de dez minutos.

Seria ideal neste caso, principalmente nos horários de maior movimento, que o trafego de veículos fosse controlado por um agente de trânsito ou até mesmo homem da Guarda Civil Municipal. Dessa forma facilitaria para pedestres e motoristas, da mesma forma que acontece em grandes e desenvolvidas cidades do Brasil e do mundo.

No entanto, esse problema está com os dias contatos. Na manhã de hoje, terça-feira 23 de outubro de 2012, nós recebemos uma nota da Secretaria de Comunicação informando que já foi realizada a compra de novas e modernas lâmpadas. Lâmpadas LED que começarão a serem trocadas na manhã desta quarta-feira (24) pela empresa responsável realizou a venda. Os funcionários dessa empresa localizada no sul país e deve chegar à cidade na manhã de quarta para iniciar os trabalhos.

Porém esse trabalho poderá ser prejudicado pela chuva. Mas tudo indica que já existe uma solução e em poucos dias esse problema será sanado.