Compartilhe

Desde o começo da pandemia, as máscaras descartáveis se tornaram uma preocupação por conta da produção de lixo. Agora, o indiano Binish Desai, um empreendedor social de 27 anos conhecido como “O Reciclador da Índia”, encontrou uma solução bastante eficaz para reutilizar os equipamentos de proteção individuais: transformá-los em tijolos. 

Há cerca de quatro anos, Desai começou a desenvolver materiais de construção utilizando resíduos produzidos em fábricas de papel associados a extratos de plantas e outro elementos. Com a pandemia, ele percebeu que poderia utilizar também as máscaras de TNT e luvas como matérias-primas. Os tijolos são feitos 52% de EPIs misturados a resíduos de papel e aglutinantes.  



“Fomos capazes de criar uma versão 2.0 atualizada de nosso tijolo, em que usamos máscaras usadas junto com nossa receita de tijolo anterior, tornando-o ainda mais leve e forte do que nossos tijolos existentes”, escreveu o jovem em sua conta no Instagram. Desai já foi citado pela “Forbes” em sua lista de personalidades mais importantes da Ásia com menos de 30 anos. 

De acordo com o empreendedor, o material é resistente a infiltrações, pragas e bastante resistente ao fogo. Além de levarem pouco tempo para ficarem prontos: cerca de três dias. Desai está à procura de investidores para que o tijolo seja produzido em larga escala. Isso inclui encontrar apoio para realizar a captação do material descartado em hospitais, tarefa complexa ainda mais quando se fala de um vírus tão contagioso. 

Fonte: Hypeness