Compartilhe

Há quase dois anos, Márcia Lacerda Meira luta na justiça para conseguir receber do poder público fraldas adequadas para o seu filho Rubens, que tem 21 anos e é autista.

A Prefeitura de Capivari fornece as fraldas, porém são de baixa qualidade e não atendem às necessidades do seu filho. As fraldas fornecidas vazam facilmente, soltam o gel e ainda causam alergia no jovem.



Márcia já tentou resolver a situação de diversas formas, até entrar com um advogado na justiça, mas sem sucesso. Ela conseguiu uma receita médica indicando o tipo de fralda específica para o filho, mas mesmo assim não conseguiu reverter a situação.

Na entrevista abaixo, Márcia conta sobre o caso. Ouça:

Na Secretaria de Saúde de Capivari dizem que ela está querendo escolher a marca da fralda, mas ela nega. O que ela quer é apenas receber uma fralda que não prejudique a qualidade de vida do seu filho. Ele, que depende dela a todo o momento, chega a utilizar mais de 3 fraldas por dia.

Márcia ao lado do filho Rubens, que tem autismo, e da filha Tainá.

A prefeitura diz que a compra das fraldas é feita por meio de licitação e que não pode escolher a marca na hora da compra. Então, não pode ser feita a compra específica para o Rubens. Antes, porém, as fraldas que eram fornecidas pelo poder público davam certo para ele. A situação complicou depois que foram compradas fraldas de outra marca por conta da licitação, que tem a duração de 1 ano, segundo a prefeitura.



As marcas de fraldas que acabam atendendo as necessidades dele são a Mature, Fit Care e Sensaty. Quem quiser fazer doações dessas fraldas para que ele não fique sem, até que essa situação se resolva, pode trazer na Raízes FM, que fazemos a entrega para a Márcia. O tamanho que o Rubens usa é G.

Outra situação que se arrasta há mais de 5 meses é a falta de suplementos na rede pública que o Rubens necessita . A nutricionista do jovem receitou para ele o Nutren Sênior e o Sustagen, que ainda não tem disponível no SUS. Sobre os suplementos, a prefeitura disse à ela que chegarão em breve.