Compartilhe

Atualizado em

Só no mês de novembro o Centro de Controle de Zoonoses de Capivari, recebeu mais de 13 denúncias.



Por Jean Bordini

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase que diz que “o cão é o melhor amigo do homem”.

Essa é uma verdade que pode ser comprovada por qualquer pessoa que tenha um cachorro. Com certeza o cão é o melhor amigo do homem, mas o homem muitas vezes acaba não sendo o melhor amigo do cão.

Não gostar de cachorro, gato ou qualquer outro animal, não é crime, afinal cada um gosta do que bem entender. O problema é quando pessoas num ato covarde e sem o mínimo de compaixão descontam sua raiva nos indefesos.



Não é de hoje que os animais sofrem maus tratos: é gente que abandona, gente que bate, gente que deixa o animal sem comida, sem água e sem lugar para dormir, gente que deixa o animal preso na corrente, são inúmeros os casos.

Recentemente pudemos acompanhar o caso do cachorro que foi amarrado por uma corda em uma picape e arrastado por vários quarteirões, em Piracicaba. O dono do animal que dirigia o veículo ainda deu ré com o carro para passar com as rodas em cima do cão.

O animal chegou a ser socorrido, passou por cirurgias, mas depois de 14 dias do ocorrido infelizmente ele morreu.

Pessoas que fazem esse tipo de coisa, não é difícil de encontrarmos por ai, aqui em Capivari mesmo, já foram vários boletins de ocorrências feitos na delegacia por maus-tratos de animais.

Aqui na Raízes também já recebemos denúncias desse tipo.

Na última terça-feira (29), um funcionário do cemitério de Capivari entrou em contato com a nossa equipe, relatando que alguém havia jogado um saco dentro do cemitério. Segundo o funcionário, ao abrir o saco havia um gato dentro, por sorte, o animal ainda estava vivo.

Segundo Márcia Bachiega, Diretora Administrativa do CCZ, Centro de Controle de Zoonoses de Capivari, só no mês de novembro foram registradas mais de 13 denúncias, sem contar os animais que são abandonados na pista em frente ao CCZ.

Praticar atos de abuso e maus-tratos com animais é crime, e dependendo do caso pode até levar à prisão.

Se você presenciar alguém maltratando um animal, denuncie para o Centro de Controle de Zoonoses através do 3492 7126.

A denúncia também pode ser feita para a Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (199) e através de boletim de ocorrência na Delegacia de Capivari.