Compartilhe

Sabe aquele mosquito pequeno, parecido com uma miniatura de mosca, que é visto bastante nos banheiros? Ele deu o que falar nas redes sociais. Uma publicação que diz que o inseto é sem nome, sem som e som função teve mais de 105 mil curtidas, mais 15 mil compartilhamentos e mais de 1.500 comentários.

O post gerou uma longa discussão sobre a mosquinha de banheiro, também conhecida como mosca dos filtros e mosca dos ralos, pertencente à família Psychodidae. Será que ela é mesmo sem função?



Muitos defenderem o inseto e outros, bem-humorados, disseram que ele é útil para avisar que o banheiro não está limpo. Teve até quem o acha fofo. “Você não olhou direito, a função dele é ser fofo”, disse um internauta. “Esse inseto é uma gracinha. Eu fico salvando eles das gotinhas na parede do banheiro”, comentou outro usuário.

“É um importante bioindicador de ambientes ricos em matéria orgânica.  Todo ser tem função”, argumentou outra internauta. “Serve sim, mega distração no banho, me amarro jogar água neles”, brincou um usuário.

Mas enfim, a mosquinha de banheiro tem função ou não? Aproveitando a repercussão no Twitter, o perfil Insetologia, que se dedica a explicar sobre alguns insetos, contou algumas curiosidades sobre a mosquinha. Segundo o perfil, o inseto, em sua fase adulta, se alimenta de néctar e água suja, rica em matéria orgânica. Eles são inofensivos e não transmitem doenças.

As larvas se alimentam da matéria orgânica que acumulam em ralos, rejuntes de azulejo, etc. Ou seja, elas ajudam a gente na limpeza dos rejuntes e ajuda a reduzir a chance de entupimento dos ralos, segundo o perfil Insetologia.