Compartilhe

Cientistas disseram que a música do DJ Skrillex pode ser eficaz para afastar mosquitos. Um recente estudo mostra que cientistas estavam ouvindo uma de suas músicas, a “Scary Monsters and Nice Sprites” (abaixo), de 2010 na tentativa de investigar os efeitos da música nos mosquitos da febre amarela.

O grupo de pesquisadores explica a tese: “O som e a sua recepção são cruciais para a reprodução, sobrevivência e manutenção da população de vários animais. Nos insetos, as vibrações de baixa frequência facilitam as interações sexuais, enquanto o ruído interrompe a percepção dos sinais de insetos da mesma espécie e hospedeiros.”



A música em questão, é uma mistura de frequências muito altas e muito baixas e por isso, foi escolhida pelos cientistas para ver se poderia ser capaz de surtir efeito para repelir os insetos. Os cientistas descobriram que a fêmea adulta dos mosquitos é “entretida” pela música, e muitas vezes, atacavam os humanos com menos frequência do que os insetos que não eram expostos a música. Além disso, descobriram que os insetos que são expostos a trilha copulam menos do que os que não a ouviram.

Os cientistas explicaram: “A observação é de que a música pode retardar o ataque do hospedeiro, reduzir a sua alimentação sanguínea e interromper a reprodução. O que fornece novos caminhos para o desenvolvimento de medidas de proteção e controle pessoal baseadas na música contra doenças transmitidas pelo Aedes.”

O mosquito da febre amarela é geralmente encontrado em climas tropicais e é conhecido por espalhar doenças mortais, como o zika vírus. O DJ Skrillex ainda não comentou sobre o estudo.

Fonte: G1