Compartilhe

Dia 18 de maio (sábado) é considerado o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por conta da data, a cidade de Capivari está realizando nesta semana diversas ações de conscientização para que a sociedade participe e denuncie os casos que possam presenciar ou tomar conhecimento.

Nesta sexta-feira (17/5), a partir das 8h30, haverá uma caminhada de conscientização com concentração e saída do Pátio da Igreja Santa Cruz. A caminhada passará pela rua XV de Novembro, em direção à praça central, onde foram programadas diversas atividades, a partir das 9h30, como coral, teatro, música e capoeira.



A Assistente Social, Paula Alencar Furlan, diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari,falou sobre os eventos que serão realizados e também fez um alerta aos pais para ficarem atentos com a mudança de comportamento dos filhos. Ouça a matéria abaixo:

Paula Alencar Furlan é Assistente Social e diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari.
Paula Alencar Furlan é Assistente Social e diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari.

No ano passado inteiro, Capivari registrou 12 casos de abuso sexual de crianças. Já neste ano, até o mês de abril, 8 casos já foram registrados, de acordo com a Assistente Social. Ela acredita que o número deste ano já é quase igual ao do ano passado inteiro por conta das denúncias terem aumentado.

Como denunciar

As denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas através do disque 100. O número é nacional, mas as ligações feitas na cidade caem direto nos órgãos do município, como a Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar, Creas e Promotoria. A denúncia é anônima.

Outros telefones para denúncias:

  • Conselho Tutelar – (19) 3492-3025 / 3492-6422
  • Guarda Civil – 153 (fora do horário do Conselho Tutelar)
  • CREAS – (19) 3492-5805
  • Delegacia de Defesa da Mulher – (19) 3491-4181 / 3491-2563
  • Em caso de emergência – 190

Vote abaixo em nossa enquete sobre o tema!



Você já presenciou ou teve conhecimento de algum caso de abuso ou exploração sexual contra uma criança ou adolescente? Se sim, você denunciou?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...