Compartilhe

Um estudo realizado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirma que a sensação de ouvir a voz da mãe em uma ligação telefônica se assemelha a sensação causada por um abraço. Inspirados nessa ideia do quão reconfortante é ouvir a voz materna, o grupo de pesquisadores reuniu 60 meninas, de 7 a 12 anos, que foram submetidas a situações de estresse seguidas de monitoramento.

Os estudiosos perceberam que quando a criança ouve a voz da mãe, seus ouvidos enviam estímulos ao cérebro parecidos aos que enviariam se estivessem abraçadas as suas mães. Daí a sensação de acolhimento mesmo à distância. As crianças foram submetidas a testes de aritmética em público e foram divididas em três grupos. O primeiro recebeu uma ligação telefônica da mãe; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro.



Os resultados mostram que os dois primeiros grupos revelaram um aumento idêntico no nível de ocitocina, uma espécie de “sedativo natural” associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol, que é o hormônio do estresse. Já no terceiro grupo, não houve aumento no nível desse hormônio.

Fonte: O Viral