Compartilhe

Estudantes que fazem faculdade fora da cidade de Capivari estão descontentes com a Prefeitura Municipal por conta do atrasado no recebimento do reembolso escolar. O pagamento não é feito desde o mês de abril.

Um dos estudantes que entraram em contato com a nossa equipe disse o seguinte: “São 5 meses por semestre, fevereiro, março, abril, maio e junho. Na semana passada, protocolei a última do mês de junho e só pagaram 2 até agora. E ainda tem casos que eles fizeram uma confusão com os papéis do recadastro e aí tem aluno que não recebeu nenhum”.



Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e, de primeiro momento, nos informaram que o pagamento do reembolso do mês de abril seria feito nesta semana, porém, não foi informado o dia exato e nem quando serão pagos os reembolsos dos meses seguintes.

Mais tarde, a prefeitura nos enviou uma nota em que fala sobre o pagamento que será feito nesta semana e reforça sobre o recadastramento que os estudantes devem fazer para continuar recebendo o reembolso. O prazo que era até 15 de agosto foi prorrogado para o dia 30 do mesmo mês. A nota enaltece o número de estudantes que receberão o benefício e o valor total que será pago, porém, não responde o motivo do atraso e se o pagamento seria normalizado nos próximos meses, como questionamos.

Da outra vez que questionamos a prefeitura sobre o mesmo problema, foi nos informado que o atraso se devia por conta da queda na arrecadação, já que o reembolso escolar é pago com recursos próprios arrecadados pela prefeitura, como por exemplo, o IPTU.

É importante frisar que houve uma queda na arrecadação nos últimos meses e também grande número de inadimplência no IPTU e ISS, o que afeta diretamente a entrada da receita. Sendo assim o repasse aos alunos têm sido prejudicado”.



O processo sobre o pagamento é o seguinte: o estudante deve pagar mensalmente o transporte, protocolar a Nota Fiscal no SIAM, sempre até o dia 30 do mês seguinte, para recebimento no mês seguinte. Por exemplo, referente ao mês de agosto, o estudante terá até o dia 30 de setembro para protocolar a NF para recebimento do reembolso no mês de outubro. E assim sucessivamente.

Para estudantes que viajam de peruas e vans, o valor a ser reembolsado será equivalente ao fretamento de ônibus para o mesmo destino.

A nossa equipe continua acompanhando o caso e espera que a Prefeitura de Capivari normalize a situação para que os estudantes não sejam prejudicados.