Compartilhe

Criado em 1883 pelo italiano Carlo Collodi, o Pinóquio entrou para o rol dos clássicos da literatura infantil. Ele é um boneco de madeira que sonha em virar menino de verdade e cuja maior característica é o nariz crescer a cada mentira. Isso virou “arma” para todos os pais que querem incentivar os filhos a não contarem mentiras: “Se você mentir, o seu nariz vai ficar enorme”.



E não é que isso não passa de uma grande mentira? Na verdade, o nariz diminui de tamanho quando contamos uma mentira! Ainda assim, essa redução é minúscula e imperceptível aos olhos humanos, mas de fato ela acontece.

Quem detectou isso foi o pesquisador e doutor espanhol Emilio Gómez Milán, da Universidade de Granada, que conduziu o experimento chamado “Efeito Pinóquio”, em 2012, para detectar mudanças físicas em nossos rostos conforme contamos mentiras.

Através de análises termográficas, foi possível notar que os narizes diminuem, em média, 1,2 grau Celsius ao contarmos uma lorota.
Essa queda faz com que o tamanho do órgão cheirador também diminua! Já a temperatura da testa aumenta em até 1,5 grau Celsius, posto que precisamos pensar mais na hora de mentir.

Fonte: Mega Curioso