Compartilhe
Pássaros apreendidos em residência de Piracicaba pela Polícia| Foto: Polícia Ambiental

Dez aves silvestres foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental na manhã de segunda-feira (11) em uma casa no bairro Jardim Castor, em Piracicaba (SP). A apreensão aconteceu após uma denúncia anônima.

Segundo a polícia, na casa havia, um pássaro da espécie papa-capim, três bigodinhos, dois canários da terra, um pintassilgo, um sanhaço caboclo, um tico tico e um pataviva. Ainda de acordo com os policiais, os animais estavam em gaiolas individuais com água e comida e não tinham sinal de maus-tratos.



O homem afirmou aos policiais que não possuía autorização para manter os pássaros em cativeiro. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 9,5 mil, conforme o artigo 25 parágrafo 3°, inc. III da Res.SMA 048/14 por ter em cativeiro aves da fauna silvestre.

A ave Patativa encontra-se ameaçada em extinção conforme Decreto Estadual n° 63853 de 27 de novembro de 2018. | Foto: Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental informou que os animais foram apreendidos e liberados em habitat natural por não serem domesticados. As gaiolas foram destruídas.