Compartilhe

O financiamento foi aprovado por 11 votos a favor e 2 contra. A intenção é transformar o Estádio Carlos Colnaghi em uma arena multiuso.

Por Yuri Rossi



O financiamento de R$ 5 milhões para a construção de uma arena multiuso no Estádio Municipal Carlos Colnaghi foi aprovado na décima oitava sessão ordinária da Câmara Municipal de Capivari, por onze votos a favor e dois contra, na noite da última segunda-feira (03).

O projeto entrou para Ordem do Dia após o pedido de regime de urgência pelo vereador e líder de governo Flávio Carvalho (PSDB).

De acordo com o projeto o parcelamento poderá ser feito em 72 vezes, contados a partir da liberação da primeira parcela, sendo que existe o prazo de 12 meses de carência. A taxa de juros é de 8% ao ano, ou seja, 0,67% ao mês, acrescida de atualização monetária do IPC-FIPE, pagáveis inclusive durante o prazo de carência.

Para ter acesso a este financiamento, o Governo Municipal enviou uma Carta Consulta para a Agência de Fomento do Estado de São Paulo que foi deferida. A verba é vinculada ao projeto na qual se destina, no caso exclusivamente na Linha de Arena Multiuso, não podendo ser utilizado em outras áreas.



O vereador Mateus Scarso (PMDB) se posicionou contrario ao financiamento. De acordo com o legislador tomou essa decisão após questionar a população através do Facebook, onde segundo ele mais de 100 pessoas se posicionou contrária e o empréstimo e questionaram áreas como a saúde, educação e a infraestrutura dos bairros, tornando assim a grande maioria.

O vereador Telêmaco Borsari (PDT), também foi contrario o empréstimo julgando não é o melhor momento para a construção de um centro de eventos e afirmou acreditar que esse dinheiro poderia ser investido em setores com maior necessidade. Ainda ressaltou que grande parte desse parcelamento seria pago pela próxima administração executiva.

Com o projeto aprovado, o executivo busca agora a aprovação do crédito para que o Estádio Carlos Colnaghi atenda a todas as exigências do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Estatuto do Torcedor.

De acordo com o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS), a construção dessa arena multiuso deverá transformar o Estádio num Centro de Formação de Atletas em diversas modalidades, com o intuito de se tornar referência na região (vôlei, skate, basquete, futsal, atletismo, ginástica rítmica, entre outras). O local também permitirá a realização de eventos culturais e sociais.

Questionado sobre as prioridades do Governo, Rodrigo ressaltou que em primeiro lugar está a saúde que apresenta melhorias como a subvenção para a Santa Casa, finalização da UPA, entrega de medicamentos aos moradores do Bairro São João e construção do Centro Materno Infantil.

Após a sessão camararia nós conversamos com o presidente do legislativo. O vereador André Rocha (PSOL) comentou sobre a aprovação do projeto.

Ouça a entrevista com o Presidente do Legislativo, André Rocha.