Compartilhe

A ciência já indicou que é possível melhorar nossa memória com yoga, um pouco de café e mais tempo ao ar livre. Uma nova descoberta aponta outro aliado nesse sentido: respirar pelo nariz. Para comprovar essa teoria, um estudo foi realizado por pesquisadores da Suécia.



De acordo com os cientistas, nos lembramos melhor de cheiros quando respiramos pelo nariz e não pela boca. Um estudo foi conduzido com participantes que foram convidados a sentir 12 odores diferentes, em duas ocasiões. Após serem apresentados aos aromas, eles eram solicitados a respirar pelo nariz ou pela boca durante uma hora.

Ao final deste tempo, ganhavam dois conjuntos com doze cheiros: um deles representando os mesmos aromas da primeira fase do teste e outro completamente novo. O desafio dos participantes era adivinhar quais cheiros eles já haviam sentido.

Resultado: aquelas pessoas que haviam respirado pelo nariz entre o tempo de aprendizado e o de reconhecimento do cheiro eram capazes de se lembrar melhor dos odores. Agora, os pesquisadores ainda buscam entender o porquê isso acontece e encontrar um meio não-invasivo de medir a atividade do bulbo olfatório e do cérebro para descobrir como isso está ligado à nossa memória.

Fonte: Hypeness