Compartilhe

Atualizado em

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública Estadual e correspondem aos meses de janeiro a julho.



Por Yuri Rossi

O número de veículos roubados aumentou nos seis primeiros meses deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública Estadual.

É considerado roubo quando ocorre ameaça à mão armada, ou não, para subtrair o bem.

De acordo com os dados, foram registrados 8 veículos roubados em Capivari no ano passado de janeiro a julho. Já em 2012, no mesmo período, esse número subiu para 13, registrando um aumento de aproximadamente 65% de casos.



Já o número de veículos furtados diminuiu. No mesmo período, foram registrados 35 furtos de veículos em 2011, contra 29 registrados neste ano. Uma redução de aproximadamente 18%.
Somando os dados, entre furtos e roubo de veículos, só em 2011, foram levados 43 veículos contra 42 neste ano, o que mostra que os números ficaram estáveis.

A orientação da polícia, é que a maioria dos furtos acontece por uma distração simples do motorista, como por exemplo, não trancar direito o veículo.

A policia aconselha a instalação de dispositivos que dificultem a ação de criminosos, como alarmes, corta-combustíveis e até rastreadores.

Outra forma de diminuir ainda mais esses dados é a escolha correta do local para estacionar, priorizando locais movimentados e iluminados.

Ainda há estatísticas que apontam que, uma fatias dos números de furtos possa ser considerada o famoso golpe do seguro. Quando o proprietário entrega o seu carro na mão de criminosos e registra o caso como furto, ou até roubo, só para receber o valor da indenização do seguro. Em muitos casos, o valor da apólice é maior que o valor do veiculo no mercado, o que motiva ainda mais a aplicação desse golpe.